menu
Faça Sua Busca:

Principais problemas em computadores

Os notebooks estão concorrendo em número de vendas com os tablets e os smartphones, e nesse momento lideram o ranking deixando os desktops para trás. Tem como principal vantagem a mobilidade e no caso dos smartphones e tablets o grande número de novos aplicativos que são lançados a cada dia que passa. As fábricas chinesas estão despejando no mercado vários modelos de notebooks e as assistências técnicas estão lotadas deles, por isso no mês passado postamos um artigo sobre os principais problemas em notebooks e hoje vamos falar sobre desktops. Não acredito no fim deles, pois na minha opinião o conforto de estar na frente de uma tela grande com um bom teclado e mouse não tem preço, e a possibilidade de expansão do hardware também é um ponto fortíssimo.
Trabalho numa assistência técnica de computadores desde 1996 e de lá pra cá muita coisa mudou. Quando comecei a montar computadores os processadores eram os famosos 486 (quatro, oito, meia) e Pentium 100 MHZ, 133, 166 e 200. Junto com a evolução das máquinas vieram as mudanças na manutenção das mesmas, pois naquele tempo não existiam placas mãe com dispositivos on-board, todas as placas eram separadas, vídeo, som, rede, fax-modem. Para montar um computador e instalar o sistema operacional não era uma tarefa fácil, principalmente quando as placas vinham sem os disquetes com drivers. Hoje em dia com a facilidade da banda larga é possível baixar drivers e programas atualizados em minutos, facilitando os serviços de reinstalação dos programas que agora podem ser feitos no mesmo dia. A maioria dos computadores modernos está equipada com placas mãe onde todos os dispositivos são integrados. Quem quer rodar jogos precisa adquirir uma placa 3d, mas para quem usa o computador apenas para internet, editor de textos e escutar música ficam isentos desse investimento. Essa decisão também serve para o som, pois a maioria das placas on-board não tem qualidade e geram ruído nas gravações, sendo preciso a instalação de uma off-board.
Com a integração dos dispositivos os computadores mais simples sem resumem em Gabinete, fonte de alimentação, placa mãe, processador, memória, HD e gravador de dvd. Ninguém leva um computador na assistência técnica para passear e o mais comum é quando a máquina não liga mais. Abaixo listei os problemas mais graves em computadores.
1. Computador não liga (Não acende os LED’s frontais) – Primeiro passo nesse caso é a substituição da fonte de alimentação, se mesmo assim não ligar pode ser algo relacionado à placa mãe.
2. Computador liga (Acende os LED’s frontais), mas não da imagem na tela – Com a máquina desligada, desencaixe as memórias e faça uma limpeza nos contatos com uma borracha, reconecte as memórias e tente ligar novamente.  Não resolveu? Teste com outra memória e se não resolver, use outra fonte de alimentação. Sem sucesso? Pode ser algo relacionado à placa mãe.
Agora uma dica muito importante que está relacionada com as duas acima. Ao abrir o gabinete veja o estado do cooler (ventilador do processador) para ver se ele não está totalmente obstruído com sujeira. Se estiver muito sujo é aconselhável desmontá-lo com cuidado e após a limpeza fazer a troca da pasta térmica que deve ser aplicada (uma camada fina) entre o cooler e o processador. Aproveitando o gabinete aberto, passe um pincel macio com cuidado nas placas e atrás da fonte de alimentação retirando o excesso de poeira que acumula.
É claro que existem outros problemas que levam os usuários até a assistência técnica, mas os citados acima sem dúvida são os principais. Problemas relacionados a software (programas) são muito comuns. Computadores infectados com vírus, sistema operacional que não carrega, antivírus desatualizados, falta de plugins e programas que não rodam. Todos eles com as ferramentas corretas podem ser resolvidos facilmente e em último caso uma boa formatação.
Chegamos então a conclusão que um computador é como um veículo, se a manutenção estiver em dia ele vai durar mais tempo. Se o usuário fizer uma limpeza interna no gabinete a cada três meses, limpando os coolers, trocando a pasta térmica, com certeza terá menos dor de cabeça.
Mantenha seu computador organizado!